domingo, 27 de julho de 2008

O samba de Clementina que virou música dos Parchis



Eram altas horas da madrugada quando, naquele zapping narcótico antes de dormir, me deparei com o filme argentino La gran aventura de los Parchis (1982), dirigido por Adrián Quiroga, pseudônimo do cineasta Mario Sábato, filho do reconhecido escritor Ernesto Sábato.
Parchis foi um grupo de crianças espanholas inventado como negócio de um verão só pela gravadora Belter, mas cujo sucesso estourou de tal maneira que foram três anos de Parchis até na sopa. Eu fui salvo de cair naquela febre porque na época já estava saindo do serviço militar e pronto pra ir pra guerra das Malvinas, o que felizmente depois não aconteceu.
Espremendo o sucesso, os garotos protagonizaram vários filmes. Esse um que peguei ontem foi filmado em Buenos Aires, Rio de Janeiro e as Cataratas do Iguaçu.
Quando a minha chupeta eletrônica foi dar com ele, os Parchis estavam prestes pra voar pro Rio. Aí larguei o controle remoto, com o perigo que a minha namorada acordasse, me flagrasse assistindo isso e fosse embora pra sempre.
É uma antiga afição minha descubrir esses links impensados entre Argentina e Brasil, mas o que aconteceu a seguir foi o mais bizarro dos achados. Como é típico desses filmes, as canções estão embutidas e de uma hora pra outra, no meio da trama sai todo mundo cantando e dançando. Assim foi como pareceu me reconhecer uma música no meio do sotaque espanhol das crianças que brincavam nas areias de Copacabana numa coreografia insofrível. Pois não era outra que o samba de morro Pergunte ao João, de Helena Silva e Milton Costa, popularizado pela nossa saudosa rainha Quelé, a Clementina de Jesus. O assassino da versão em espanhol -vejam a incoerência da letra- é um tal de M. Salina. E o resultado só vendo para acreditar.
Então, aqui está um fragmento da
música original interpretada por Clementina. Debaixo seguem as duas letras e a pérola é o clipe do filme onde os Parchis cantam Pregúntale a Juan.
Agora só me resta achar esse dvd que merece fazer parte da minha coleção.

Pergunte ao João

Quem quiser ver é só subir o morro
O samba mora no meu barracão
Pergunte ao João, ele sabe a picada
Ele sabe a morada
lá do meu barracão

Pregúntale a Juan

Si un día vas a Río de Janeiro
Subir al morro es todo tu afán.
Tú pedirás ambiente verdadero,
Y con Juancita te contestarán
Pregúntale a Juan, que está en el ambiente,
Conoce a la gente
y sabe hacer plan.
Pregúntale a Juan,
por bossa y por samba
Porque él, de la banda
es el capitán.

4 comentários:

Cecilia Alfaya disse...

Obrigado pela visita e comentário, volte lá sim, seu link já está no blog!

quanto ao post, eu nem sabia da existencia desses Parchis.. rs.. deve ser porque não é da minha época, mas depois do comentários me deu até curiosidade para assistir!

Juan Trasmonte disse...

Ciça, eu agradeço a visita!
No texto está o link para assistir a "versão Parchis". É francamente hilária.
abs.

Anônimo disse...

Amei o texto mas não consegui abrir o vídeo! rsrsrs
Bia Alves

Juan Trasmonte disse...

Tia Bia !!
Testei agora o link e está funcionando. Quando a página abrir, tem que clicar no botão que aparece no meio das moças da publicidade. Essa postagem faz sentido quando vc assiste o vídeo. Deixo o link por extenso, caso seja esse seu problema:
http://megavideo.com/?v=MKN33V1C