segunda-feira, 14 de julho de 2008

A grande arte de Neon Park








Grande parte da fama do designer Neon Park, nascido Martin Muller em 1940 e morto Neon Park em 1993, é devida à capa do disco Weasels ripped my flesh (As doninhas rasgaram minha carne), da banda de Frank Zappa, The Mothers of Invention.
Zappa, famoso além da sua prolífica obra pela sua capacidade para inventar títulos hilários, descobriu Neon Park em 1970 em San Francisco e o chamou para ir pra sua casa em Los Angeles com a proposta de ilustrar a capa do seu novo disco. No meio da conversa, Zappa exibiu um velho exemplar da revista Man's Life (na terceira foto) e perguntou: "O que você pode fazer pior que isso?" Então Neon Park satirizou uma publicidade de máquinas de barbear (na segunda foto) com o resultado conhecido.
Mas o caminho não foi simples. Até a assistente do Neon achou tão nojenta a ilustração que nem queria segurá-la nas mãos. Os executivos da gravadora Warner recusaram o desenho e quando Zappa os convenceu foi o dono da imprenta que achou ofensivo.
Mas finalmente o disco foi lançado com a arte original, Neon Park recebeu os 250 dólares acordados e o artista ("jovem demais para ser beatnik, velho demais para ser hippie") virou uma celebridade do design e das artes plásticas. Publicou livros, fez exposições e continuou fazendo capas de discos que, muitas vezes superavam o conteúdo, como foi no caso dos Little Feet.

Weasels ripped my flesh, ilustração de Neon Park

Nenhum comentário: