quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O samba de João Gilberto faz cinqüenta anos


Em 1989, em uma dessas raras entrevistas que João Gilberto concede, ele disse a um reporter do jornal francês Liberation que um dia ele chegou para Newton Mendonça e disse assim:
- Que negócio é esse de bossa nova? Eu faço samba.
Parece que o Newton pediu pro João não falar isso publicamente para não criar desavenças entre os membros do incipiente movimento.
O certo é que antes do famoso compacto com Chega de saudade e Bim-bom; antes da famosa saída da Columbia -onde tinha todo acertado pra lançar o disco até o executivo da gravadora chamado Corte Real sugerir trocar a palavra "baião" por "canção" no lado B; antes dele bater um dia na porta do apartamento do Menescal ("você tem um violão aí pra gente tocar alguma coisa?"); antes do jornalista do Ultima Hora, Moyses Fuks colocar um cartaz no Grupo Universitário Hebraico com a inscrição "Hoje Sylvinha Telles e um grupo bossa nova", usando o termo pela primeira vez... Antes disso tudo, com sua batida diferente, João Gilberto já fazia o samba dele.

Foto de Oldemar Victor, grande fotógrafo e professor baiano, que infelizmente morreu no mês passado e que fez essa imagem quando tinha só 14 anos

Nenhum comentário: