domingo, 24 de agosto de 2008

A lágrima de Sinéad que rodou o mundo


Para complementar a postagem anterior, umas linhas sobre Nothing compares 2U, a música de Prince e o vídeo do británico John Maybury que levaram Sinéad O’Connor para o número um das paradas em 17 países.
A cantora irlandesa, sem dúvidas a melhor de todas as surgidas na década de noventa, não queria ser uma pop star e enxergando para onde ia o marketing, decidiu raspar a cabeça. Considerada até esse momento uma artista alternativa, ela já tinha lançado o excelente The Lion & the Cobra, onde mostrava sua singularidade.
O diretor do vídeo filmou numerosas cenas em Paris, mas acabou escolhendo longos primeiros planos de Sinéad cantando e olhando fixamente para o objetivo, enquanto a música in crescendo e a expressão da cantora tomam o espectador. Essa estética da intérprete que, longe de deixar ela menos atrativa lhe deu mais força à sua personalidade, lembra a Joan d’Arc de Maria Falconetti.
Possuída pela emoção, Sinéad deixa rolar uma lágrima em seu rosto, uma emoção que não estava ensaiada e que reflete substantivamente a dor do abandono amoroso.
Essas longas tomadas, inesperadamente, impuseram-se no reino da vertigem que a MTV anunciava.
Como em Losing my religion, há uma certa atmosfera religiosa, não expressada aqui no simbólico mas no transcendente.
Em junho de 1990, na onda de Nothing compares 2U, Sinéad foi parar na capa da Rolling Stone. Ela detestou o sucesso e se recusou a receber o Grammy que ganhou por I do not want what I haven’t got.
John Maybury, que já tinha trabalhado no cinema como diretor de arte de Derek Jarman, continuou fazendo clipes ótimos para artistas como Neneh Cherry, Morrissey, Cindy Lauper e quase todos os outros que a irlandesa fez depois. E mais tarde partiu para o cinema, mas já como diretor, e fez, entre outras, a ótima The Jacket.
Encerrando o conceito desses últimos dois textos, havia na alvorada da década de noventa, nesses artistas associados com diretores como os citados e outros como Spike Jonze, Russel Mulcahy e Nigel Dick, um certo desejo de transcendência, desde a arte concebida como busca da beleza. Mas hoje esse desejo se perdeu ou foi por outros rumos, mais difusos, como se a produção de imagens num videoclipe fosse também um significante dos tempos.


Captura do vídeo de 1990, Nothing compares 2U, dirigido por John Maybury, na última foto.

Um comentário:

LETÍCIA CASTRO disse...

Pois é, mas é complicado, né hermano? Se ela não queria tanta visibilidade, por que foi se expressar artisticamente? Vai entender... rs
Ju, postei sobre os ciganos, com o link para o abaixo-assinado e fiz o devido alarde a tua luta. : )
Beijocas!