sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Centenário de Cartier-Bresson


Olhe, observe, não respire, aperte o disparador e continue andando.


Me dar tempo foi o único luxo que eu me permiti na vida. As pessoas apressadas são miseráveis.


Eu vejo o que os outros não vêem. Eu olho e olho. Escutar para mim é difícil, mas nunca deixo de olhar.


Minhas fotos refletem o caráter universal da natureza humana. Uma das grandes vantagens do talento e da experiência é atingir a simpleza, essa sabedoria que se afasta do pedantismo para chegar no essencial.


Eu gosto de rostos, do que significam, pois tudo está escrito neles.

Hoje é o centenário do nascimento do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. Reporter fotográfico do século vinte, ele desenvolveu o conceito do "instante decisivo" em que uma foto é tirada, aquele em que, segundo ele, o coração, a cabeça e o olho estão na mesma linha.
A primeira foto mostra três homens olhando por cima do Muro de Berlim. A segunda é a sua famosa instantânea do campo de concentração de Dassau, na Alemanha; a terceira mostra o rezo de mulheres na India pela morte de Gandhi, o mahatma; a quarta é toda uma definição da revolução sexual dos anos sessenta, com o advento da minisaia.
Agora que o universo digital democratizou as imagens, é bom parar um momento e valorizar o "instante decisivo".




Nenhum comentário: