terça-feira, 5 de agosto de 2008

Um Pulitzer, duas fotos





Como muitos estadounidenses naqueles tempos, Rocco Morabito foi criado na sua cidade natal, foi lutar à Segunda Guerra Mundial, voltou e deu a volta por cima. Ele era fotógrafo do hoje desaparecido Jacksonville Journal, daqueles que fazem fotos do que pintar, de jogo de basquete até casamento. Um dia ele ia dirigindo seu carro para tirar umas fotografias dos trabalhadores das ferrovias quando passou por um poste de alta-tensão onde um operário acabara de tomar um choque. Parou o carro, chamou uma ambulância pelo rádio, colocou um filme na sua câmera e desceu. Nesse momento, um outro operário, alertado pelo barulho, subiu no poste e improvisou o trabalho de reanimação do colega que estava pendurado.
Quando voltou pra redação, Rocco disse "acho que tenho uma foto muito bonita", mas o editor lhe respondeu que o exemplar do dia seguinte já estava fechado. Às pressas ele mesmo revelou o filme e mostrou a foto pro editor que, por sua vez, levou a peça para o editor de fotografia. Depois de olhar por um instante, este disse "muito boa. Vamos chamar de O beijo da vida", e vamos colocar na capa.
Assim foi feito e tudo mundo foi embora sem muitas expectativas, na rotina do jornal.
A outra foto, batizada de Flower Power foi tirada por Bernard “Bernie” Boston num protesto contra a guerra do Vietnã. Boston foi definido pelos seus colegas como um gentleman que levava sempre suas botas texanas e sua Leica. Foi chefe de fotografia em Washington no Los Angeles Times e no The Washington Star e fez imagens célebres de vários presidentes.
Em 1994 ele foi morar na montanha e editou, junto com a esposa Peggy, um pequeno jornal.
Flower Power, que mostra um manifestante colocando flores nos canos dos fuzis dos soldados, foi tirada em 1967 mas publicada só um ano depois. A foto de Rocco Morabito, publicada sem alardes, foi reproduzida nos dias seguintes nos principais jornais dos Estados Unidos. Um dia o fotógrafo chegou ao trabalho e a redação estava na maior festa. A sua foto acabara de ganhar o Prêmio Pulitzer, vencendo Flower Power, a outra finalista.
Exatamente quarenta anos depois, Rocco têm 87 e sua imagem ganhou até um documentário. Bernie Boston morreu em janeiro desse ano com todas as honras, mas sem o cobiçado prêmio.




Primeira foto: The kiss of life (O beijo da Vida), de Rocco Morabito
Segunda foto: Flower Power, de Bernie Boston
Terceira e quarta fotos: Os criadores e as criaturas

Um comentário:

Cecilia Alfaya disse...

Nossa! Muito legais as histórias das fotos, mas eu preferi a "the kiss of life", achei que tem muito mais emoção na foto. =]
Beijos e boa noite!