terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Boban & Marko Markovic Orkestar



Na Sérvia existe uma tradição que já tem quase cinqüenta anos e que nem as guerras e secessões conseguiram derrubar: é o festival Dragacevski Sabor, na cidade sulina de Guca. Lá concorrem anualmente os que pretendem ser consagrados como “os maiores sopros do mundo”.
A Boban Markovic Orkestar, se apresentou lá na frente de um auditório de 300.000 pessoas, ganhou todos os prêmios possíveis e nunca mais voltou.
Também originária do sul da Sérvia, da pequena Vladicin Han, a banda começou a mostrar a sua arte nas festas e enterros no final da década de oitenta. Seu fundador, Boban Markovic, sabe tudo sobre trompete e foi o responsável pela introdução do violino nas bandas dos Balcás.
Seu filho Marko entrou no grupo de doze componentes com 15 anos e agora que tem 21, já recebeu oficialmente a chave da herança, tanto que o mais recente disco chama-se Go Marko Go!. Ele compõe, faz os arranjos de sopros e mostra um virtuosismo que evidentemente traz no sangue. Marko também foi coprodutor do Disco Partizani, de Shantel -que já citamos aqui- e protagonizou o filme Gucha! The Distant trumpet, um hilário Romeu e Julieta dos Balcás em que o jovem trompetista cigano, que encarna Marko, se apaixona por uma moça sérvia branca, para complicar, filha de um trompetista rival. O link é para o trailer, vejam o garoto em ação, ele é um gênio.
Para completar o time da pesada, em 2000 entrou para a agrupação o sax de Jovica Ajdarevic, que já era famoso liderando a sua própria banda. Os shows da agora chamada Boban & Marko Markovic Orkestar são festas intermináveis onde é impossível se abstrair. Eles já fizeram atrasar meia hora um show do Oasis. O público achou bem mais divertida a banda de raiz rom que o mal humor britt-pop dos irmãos Gallagher.



Foto da Boban & Marko Markovic Orkestar de Miguel Dietrich
Foto de Marko e Boban Markovic de Marcus Kirchgessner

Um comentário:

Mara* disse...

quanta novidade! a melhor foi o seu assombro diante da máquina de fotografar. biquinho feito, biquinho reproduzido para o nosso deleite. adorei.

beijos.