quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Segundo aniversário do Nemvem Quenaotem


O Nemvem Quenaotem completou dois anos ontem. Mas como ontem também estava prestes a fazer anos alguém um pouco mais importante que o Nemvem, preferi deixar esse texto para hoje. O outro fez 2008 e continua escrevendo a sua história. É um bom estímulo para eu também continuar, pelo menos um tempinho mais.
O negócio começou como uma brincadeira para encher as páginas do space do MSN. No finalzinho de 2006, resolvi mudar para o blogspot aquelas postagens, limitadas à reprodução de obras de outros e aos meus poemas em português. Se alguém aqui ainda não sabe, “em português” significa que nem todos os meus poemas foram escritos na língua de Camões, porque eu sou um sujeito nascido e alfabetizado na Argentina. Um santo dia da minha adolescência, O Brasil e sua cultura entraram pela janela da minha existência. Mais de uma década -já no passado- de psicanálise não explica essa experiência. Talvez essa identificação venha do lado português dos meus ancestros, que também estão na Catalunha e Galícia. Talvez os culpados sejam Macalé, Gal Costa e Caetano. Porque fora as músicas do Rei que eu já contei que ouvia em espanhol sendo criança, a revelação clara foi lá pelos meus quinze anos, quando eu ouvi Gal cantando Vapor barato e Caetano cantando Maria Bethânia. Nos dois casos achei engraçado e curioso o fato de uma música misturar inglês com português. Essa brincadeira foi traduzida no tempo em umas vinte viagens e cinco anos de residência no Brasil.
Mas enfim, voltando ao assunto, o bichinho do blog entrou no sangue e nesse último ano os meus textos e a minha opinião foram ganhando espaço, sem perder da vista os eixos que lhe deram sustento: a busca da beleza através das artes; o olhar estrangeiro com sua distância e perplexidade quase infantil; os imigrantes, com as suas poderosas bagagens culturais, suas dores e suas línguas estranhas; e os vínculos criados nessa mistura de pessoas de origens diferentes.
Essa mudança paulatina do blog também foi influenciada pelos agregadores de notícias e as múltiplas conexões que contribuiram ao crescimento do número de visitas.
Finalmente, last but not least, agradeço o estímulo, as palavras calorosas, o carinho e a persistência de tantas pessoas que acompanham o Nemvem Quenaotem, apesar dessa eternidade abismal que é a internet e do pouco tempo para lazer que temos os que vivemos do nosso trabalho. Este gringo se sente realmente honrado pela presênça desses compañeros. E sintam-se vocês todos abraçados.
Então essa outra brincadeira -a do blog- entra hoje no seu terceiro ano e continua Vivinho da Silva. Moral da história: cuidado com as brincadeiras, sabemos como começam, mas nunca sabemos onde vão dar.

12 comentários:

Daniela Figueiredo disse...

Juan, continue com esta brincadeira, não pare nunca! E o que é feito com carinho e qualidade, perdura. Estarei aqui no terceiro aniversário do NemVem Quenãotem. Beijos e feliz Natal Aniversário!

Anônimo disse...

Juan
Eu o considero um amigo especial, pois compartilhamos nossas vidas aqui na internet.
Parabéns pelo aniversário de dois anos isso é muito importante e raro, pois muita gente desiste no meio do caminho.
Que nesse novo Ano siga com muito sucesso e alegrias.

Anônimo disse...

Juan,
Parabéns, pelo blog, e porque você fará aniversário amanhã!!! Nem vem que não tem, não adianta negar. Eu vi no Orkut!
Toda a felicidade do mundo pra você!
Uma pessoa maravilhosa, com quem eu tenho a maior alegria de interagir, além de aprender um monte de coisas sobre arte.
Vou dar um tempo do meu blog e do diHITT por mais ou menos um mês oumais. Vou participar de um concurso e colocarei todas as minhas forças nisso. Estou em férias este mês e preciso usá-la de maneira proveitosa.
Adorei o seu texto.Você disse tudo a respeito do carinho que acabamos pegando pelo blog e pelas pessoas que o frequentam.
Um texto delicioso!
Um beijo, querido! Feliz 2009!
Você eu continuarei visitando, nem esquenta...

Bernardo Guimarães disse...

feliz aniversário; seus textos foram algo de bom que me aconteceu neste 08, e que continue em 09, 10, 11...nem pense em acabar; nem vem que não tem!

Soledaddemispesares disse...

Juancho!! Felicitaciones por el aniversario de Nemvem! Muchas muchas felicitaciones, aplauso, medalla y beso!
Y...FELIZ CUMPLEAÑOS!!! A ambos jijij
Un abrazo enorme y montevideano!
Hoy, a la distancia, brindo por vos!!

mara* disse...

Querido amigo, obrigada pelas felicitações natalinas. Parabéns pelo blog, nas minhas garimpagens internéticas, um achado surpreendente e adorável.

Um abraço gostoso.

Anônimo disse...

E que venha mais outros tantos aniversários por ai!!!

beijo!

Drika Maraviglia disse...

Oi Juan,
Parabéns pelo aniversário do blog!
Que seu novo ano seja cheio de luz!
Bjo,

Juan Trasmonte disse...

Agradeço muuuuuito a todos os que vieram aqui dar os abraços virtuais pelo aniversário do blog. E como a Lu já me descobriu, também agradeço as saudações pelo meu aniversário.
Vocês são muito generosos
Abraços e beijos

Janaina Amado disse...

Juan, parabéns pelos dois anos do seu blog! Foi bom, por este post, saber um pouco mais de você. Gosto muito do seu blog. Desejo-lhe um ótimo 2009, com muitas brincadeiras (he he), muitas invenções, muito amor e muitos textos.

Anônimo disse...

Parabéns meu velho amigo Juan.
Eu digo velho porque quando "Um Pouco de Tudo" estava nascendo você foi um dos primeiros a dar apoio.
Baitabraço
Felipe

jorge rio disse...

Pela prima vez, entro aqui e gostei. Espero que continue
Sou de Gemeos, 12 de Junho, assim vc sabe e tem uma ideia melhor.