sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A insustentável leveza do meme


Capa do único disco do Melimelum (1976)


The Guess Who, na onda da moda Sgt. Pepper

A querida Requeri, do ótimo e musical re...bloggando, veio me dizer que eu ganhei um meme. Peraí, e que diabo é isso? foi o primeiro que eu pensei. As vezes vocês esquecem que eu sou gringo mesmo. Eu fiquei imaginando que um meme fosse um tipo de leprechaun.
Aí a Requeri veio explicar com a maior paciência do mundo que eu só tenho que escolher as minhas sete músicas preferidas, postar e repassar.
Nossa senhora! Eu vivo fazendo listas de dez músicas de qualquer coisa e sempre é pouco e agora eu só devo escolher sete?
Enfim, eu continuo sem saber a certo o que é o tal do meme, mas com certeza o meme deve ser uma coisa assim... leve. Até tem uma certa musicalidade: meme/leve.
Então, primeiro vejam as sete (aliás foram oito) que Requeri escolheu:
1 . r.e.o. = roll with the changes
2 . eagles = hotel california
3 . george harrison = give me love
4 . dr. john = such night
5 . elton john = madman across the water
6 . david bowie - rock'n roll suicide
7 . b-52s = juliete of spirits
8 . deep purple - anya

E agora, como o meu meme é todo etéreo as minhas têm a ver com alegria, daquela sensorial, que te invade quando você ouve, como uma volta à inocência perdida:

1. Satelite of love - Lou Reed
2. Acabou chorare - Novos Baianos
3. One divided - The Guess Who (aquela ótima banda canadense que tudo mundo conhece por American Woman)
4. Rosado atardecer - Melimelum (uma banda folk argentina da década de 70 que ninguém conhece e só lançou um disco que tem essa música que pra mim tem um dos mais belos arranjos vocais que eu já ouvi. Ouça você também)
5. Good morning starshine (Da peça e o filme Hair, quem canta no filme é a Beverly D'Angelo)
6. El reparador de sueños - Silvio Rodríguez (música que o cantor cubano fez para o seu filho)
7. Pé do meu samba - Mart'nália (por ela, por Caetano que fez a música, pelo meu amor pelo Rio de Janeiro e porque virou leit motiv do meu documentário Samba no pé)

Meu bonus track
8. Scorn not his simplicity - Sinéad O'Connor (da minha deusa pessoal para todas as crianças do mundo)

E finalmente, repasso o dito cujo para:
1. Re D'Elia, do >Magic on Sundays
2. Mara, do >Pintando música
3. Moura, do >BM Blog do Moura
4. Felipe, do >Um pouco de tudo
5. Ana, do >Cabrocha, a flor do samba

8 comentários:

requeri disse...

UUUEEEEEEEEIIIIIIIII!!!!!

sou até capaz de quebrar um stigma que eu mesma me obrigo a manter ... o uso da minúscula ... pra festejar esse post mêmico ... vc arrasou gringo!!! adorei!!! principalmente, o guess who que quase ninguém conhece ...
... guess, who???

amei!!! vc é meu ídolo!!!
obrigada pela menção.
qué beijo??? tó!!!

Eduardo Buys do Blog do Varejo disse...

JUAN, cara, mesmo brasileiro, estão tão perdido quanto Você, sobre este tal de 'meme'. Mesmo assim, entendi que é para se escolher 7 + 1 músicas. Vou fazer. Abraço, Edu

R. D´Elia disse...

Mas só 7 é cortar a cabeça! hehehehe

Do Guess Who eu lembro por uma canção chamada "No Time", que é uma coisa fantástica...

Vou lá repassar a brincadeira no meu blog!

besotes

Moura disse...

Olá amigo Juan, eu gosto deste tal meme, que até agora não tenho o pleno conhecimento, mas como é simples "eu gosto das coisas simples", sempre participo.
Obrigado pela indicação, pra mim é uma honra ser citado / indicado por você.
Saúde, graça, paz e sucesso!
"Humildade sempre!"
Um grande abraço,
Moura

mara* disse...

meu querido, vá se acostumando com as crueldades da requeri, uma lucrécia borgia tupiniquim, e das mais piradas. estou há três dias torrando os miolos para escolher as minhas outras seis preferidas, já que uma é eterna, e no final das contas fiz como a cruela cruel, escolhi oito. árdua tarefa. enfim, fiz e postei e depois percebi que tenho que repassar, enquanto penso para quem, vim aqui para agradecer a minha indicação por você também. obrigada amigo. beijo carinhoso.

entendo que meme, que ao contrário de você, não gosto do nome, é mais uma maneira de se divulgar os blogs amigos, além do seu próprio. creio que seja isso.

mara* disse...

ah! preciso ir a procura das suas preferidas para ouvir, não conheço nenhuma.

Juan Trasmonte disse...

"As crueldades da Requeri" rssss Gostei dessa. Enfim, se tiver música no meio eu gosto da brincadeira.
O que é bem legal é que as pessoas vão se juntando, aí fazem conexão com outras pessoas de outros blogs, descobrem afinidades, e por aí vai crescendo essa casa da mãe joana chamada de blogosfera.
Muito obrigado a todos por estarem aqui.

Felipe disse...

Juan!
Grato pela lembrança.
Estaremos escolhendo com carinho as músicas e as pessoas.

Baitabraço

Felipe