terça-feira, 25 de novembro de 2008

O pensamento humanista de Lévi-Strauss faz um século



"No longo praço, todo pensador célebre pode estar certo de duas coisas: de morrer e de ser considerado ultrapassado. É uma sorte quando a primeira coisa acontece antes da segunda".

O antropólogo e etnólogo francês Claude Lévi-Strauss estreitamente ligado ao Brasil, vai fazer cem anos no dia 28. E continua espalhando seu pensamento humanista.


Foto de Claude Lévi-Strauss em São Paulo, em 1935, do acervo pessoal
Foto atual de Philippe Caron

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o seu blog! Parabéns!
Tem muita informação, ótimos posts e com uma estética muito organizada! Não tinha conhecimento desse antropólogo francês! Ótima dica!

Juan Trasmonte disse...

Muito obrigado Alessandro!
Volte sempre
Abs.

Daniela Figueiredo disse...

Oi, Juan:
Parabéns ao antropólogo! 100 anos e lúcido (continua espalhando seu pensamento humanista) é uma dádiva! Como o Alessandro, eu também não conhecia Claude Lévi-Strauss.
Beijos.

Juan Trasmonte disse...

Alessandro, Daniela, ele passou mais de quatro anos no Brasil fazendo pesquisas de campo mesmo. Escreveu o livro Tristes trópicos e teve um olhar sobre o Brasil e a América do Sul que até hoje é referenciado.
Abs.

Iêda disse...

Oi Juan,

Recentemente foi lançado no Brasil um livro sobre Lévi-Strauss - Leituras brasileiras. No meu blog tem um link a respeito (ver livros). Foi lançado pela editora UFMG.

Adorei as noticias daqui, o seu modo de escrever, o layout/estética do blog. Você está de parabéns! Vou continuar frequentando.

Abraços,
Iêda

Juan Trasmonte disse...

Muito obrigado, Iêda!
Amanhã, que vou estar com mais tempo para o blog, vou visitar teu cantinho.
Seja bem-vinda, sempre!
Abs.