quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Cuba traz o canto livre de Yusa


A cubana Yusa chegou ao Brasil de mãos dadas com Lenine, em 2004. O leão do norte convidou ela e o percussionista argentino, radicado há anos na Bahia, Ramiro Musotto, para fazer em Paris o projeto In Cité. Assim, aos poucos, as pessoas foram conhecendo a arte desta cantora e compositora que se sente a vontade seja no contrabaixo, no caixão espanhol quanto no violão, no tres cubano ou no piano.
Agora, Yusa chegou à Argentina de mãos dadas com Santiago Feliú, o trovador da segunda geração da Nueva Trova Cubana. Ele por sua vez foi apresentado ao público argentino há mais de vinte anos por Silvio Rodríguez. Dessa vez é Santiago quem abre o caminho para Yusa.
Ontem à noite, a cubana apresentou suas armas no Notorious em um show que foi uma jóia rara, com direito a canja de Santiago e com o grande violonista e compositor Elmer Ferrer como convidado.
O "canto livre" do título pode parecer equívoco, toda vez que quando a palavra "Cuba" está perto da palavra "livre", ela é associada a um conceito político, de um ou outro lado. Mas aqui a liberdade está ligada a um conceito musical.
Essa geração de artistas cubanos que estão na casa dos trinta, traz na bagagem múltiplas linguagens musicais. Eles reverenciam os trovadores, mas têm um pé no rock, conhecem a rica tradição cubana, do son ao filin, mas têm uma queda pro jazz nascido do outro lado do oceano. E guardam referéncias também de ritmos de outras terras, como o flamenco.
Dessa mistura sai a arte de Yusa, que acaba de lançar Haiku, seu terceiro disco, produzido pelo brasileiro Alé Siqueira e onde está presente essa pluralidade e o canto dela, belíssimo em sentimento, timbres e registros.

Foto de Yusa de Kaloian

2 comentários:

Jorge Fortunato disse...

Juan
Não conheço esta Yusa e vou correndo para o You tube ver se encontro algum clip. A propósito, falando em pérolas da canção, por acaso conhece Concha Buika? Publiquei um post sobre esta cantora espanhola, de voz marcante.
Caso queira conhecer: http://acabouocaviar.blogspot.com/2008/10/concha-buika.html
Abraço

Juan Trasmonte disse...

Jorge, vem cá, não precisa pro correr pro youtube, esse link da Yusa embaixo do post te leva para um clipe dela no youtube.
Buika é fantástica, ela fez show há um mês aqui em Buenos Aires. Vou lá veu ter link.
Obrigado por estar aqui
Abraços