terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Jane e a dupla moral


Os Estados Unidos são campeões do mundo da dupla moral e os eufemismos. Ninguém tira esse título deles.
Mais uma mostra. Semana passada, a atriz Jane Fonda, uma das protagonistas da versão estadounidense da peça Monólogos da vagina, dava entrevista ao vivo para o programa Today, da NBC. Quando lhe-perguntaram como ela tinha conhecido a peça, ela disse que foi chamada pela autora Eve Ensler -também presente na entrevista- "para fazer um monólogo chamado Cunt (buceta)". Ao que ela respondeu "Acho que não, já tenho problemas demais". Bom, esse "cunt" ao vivo, no meio de uma entrevista onde o asunto era teatro, pode lhe-custar um processo à emissora, parecido ao que a CBS vem arrastando há anos por causa do peito de fora da Janet Jackson.
Depois veio a saia justa da mídia e todos os eufemismos pra tentar explicar o que a Jane disse sem reproduzir o que disse. Entende-se? Vamos aos exemplos: "c----"; "the Cword"; "the C-word that refers to the most private part of the female anatomy."
Haja paradoxo. Eles ficam horrorizados com uma palavra ou -vamos conceder- um palavrão, muito mais que com as notícias que vêm -ou não vem na verdade- do Iraque.
Quando Jane participa de algum protesto contra a guerra não tem esse circo todo.

Nenhum comentário: