quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Anna Kahn



Andava a toa por Botafogo e resolvi entrar no complexo de cinemas que fica na praia para ver a programação e dar uma olhada na livraria.
Numa das paredes me deparei com uma série de fotos noturnas, urbanas, de paisagens unívocamente cariocas. Os textos descritivos eram como este: "André, 23 anos, estudante, na Avenida Brasil, dentro de um ônibus."
Minha primeira impressão foi que tratava-se de algum projeto social em que tinham dado câmeras para pessoas que não são fotógrafos e tinham convidado eles pra escolher pontos da cidade sob os próprios olhares.
Mas logo descartei essa idéia, as fotos eram boas demais para terem sido feitas por amadores. Ao mesmo tempo, uma ponta de angústia provocou-me um certo desconforto corporal. E logo na terceira ou quarta fotografia descobri a ausência total de rasgos humanos nas fotos. Fora os traços implícitos nas cenas que revelam a existência do homem (orelhão, propaganda, poste de luz) não havia outro vestígio humano.
Com a angústia indo do peito pra garganta cheguei na última foto e no texto em que a fotógrafa Anna Kahn explica seu trabalho.
A mostra “Retratos da Ausência” documenta episódios de violência da longa lista de mortos por balas perdidas, desde o ponto de vista das vítimas.
No meio do barulho das vozes daquele entra-sai dos corredores do cinema, do cheiro de pipoca e da fútil algazarra, meus olhos encheram d’água.
Voltei a percorrer as fotografias, em sentido contrário e nessa nova dimensão do sentido, tão abrumado pela dor de estar assistindo ao ultimo instante de luz e à dessolação dos mortos quanto pela beleza das imagens de Anna que, parafraseando Lacan, descorre o último véu, aquele que separa à beleza do horror.Foi um dos momentos mais marcantes dessa minha última viagem ao Rio.
Aliás, Anna Kahn nasceu no Rio de Janeiro e já experimentou a violência na própia pele. E é através do olhar artístico dela que isso transparece.

Foto de Anna Kahn, da série Retratos da Ausência
Ainda em exposição no Unibanco Arteplex e no Instituto Moreira Salles

Nenhum comentário: