domingo, 16 de março de 2008

Eu matei Saint-Exupéry


Depois de 64 anos, o ex piloto alemão Horst Rippert confessou que foi ele quem derrubou o avião do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, na Segunda Guerra Mundial.
Até hoje o corpo do autor do livro O Pequeno Príncipe não foi achado, mas um pescador achou em 98 uma pulseira com a inscrição "Saint-Ex Consuelo" gravada e o buscador de aviões perdidos Luc Vambrell descobriu em 2000 os restos do Lightning P-38 no fundo do mar. Foi em julho de 1944, duas semanas antes do desembarco aliado na Provence francesa.
Na época Rippert tinha 24 anos. Ele recebeu a ordem de ir atrás de um avião inimigo que estava voando a muita altura. O fogo da metralha partiu uma asa do avião do francês, que foi pro mar em queda vertical. Uns dias depois, Rippert soube que o avião derrubado era do Saint-Exupéry.
Depois de anos de pesquisas Vambrell recebeu a ligação de Rippert: "Pode deixar de procurar, eu derrubei Saint-Exupéry".
A história simboliza mais uma vez o paradoxo da guerra, onde pessoas matam pessoas que não conhecem, que as vezes são seus pares ou como no caso figuras admiradas.
"Durante a nossa juventude -disse Rippert- todos tinhamos lido e adorávamos seus livros. Ele sabia admirávelmente descrever o céu, os pensamentos e os sentimentos dos pilotos. A sua obra produz em muitos de nós a vocação de voar."
Rippert viveu esses anos todos com seu silêncio. "Esperei e ainda espero que não seja ele".

Foto de Antoine de Saint-Exupéry com sua mulher Consuelo

Nenhum comentário: